Backup? Mas o que é isso?

Backup (Cópia de Segurança) é a cópia de dados de um dispositivo de armazenamento a outro para que possam ser restaurados em caso da perda dos dados originais, o que pode envolver apagamentos acidentais ou corrupção de dados.

Por que devo usar backup?

Você tem informações importantes que não quer perder? Então a melhor solução é fazer backup. O backup é super valorizado pra quem já perdeu informações importantes e não conseguiu recuperar. Hoje em dia, não é apenas a queima de um HD ou de um computador que pode fazer você perder dados. O sequestro de dados vem preocupando especialmente pequenos empresários, estes são mais vulneráveis, pois investem menos em segurança (por causa do porte da empresa) e dependem muito dos dados para a empresa continuar funcionando.

Métodos de backup:

1 – Disco rígido externo

  • O que é o disco rígido externo?

O disco rígido externo é uma unidade de disco rígido como o que você tem dentro do seu computador, no qual pode armazenar qualquer tipo de arquivo como documentos de texto, fotos, programas, músicas etc. 

  • Como eles funcionam?

Basta conectar ao seu computador para oferecer armazenamento extra, normalmente através de um cabo USB. Uma vez conectados, já são ligados automaticamente, e você só precisa arrastar e soltar, ou copiar os seus arquivos ou pastas do seu computador para o disco rígido externo, que aparecerá como uma outra pasta na tela. Quando sincronizados com a unidade, seus arquivos estarão protegidos caso seu computador for roubado ou danificado

  • Possuo riscos?

Os discos rígidos externos podem falhar a qualquer momento, por várias razões diferentes. Um dia você pode tentar ligá-lo e ele não funcionar, o que significa que você não poderá ter acesso ao conteúdo. É raro que um disco rígido externo novo falhe, e a maioria pode durar por muitos anos antes de precisarem ser substituídos, mas que as falhas acontecem, acontecem. 

2 – Pen drive

  • O que é o pen drive?

Pen drive são pequenas unidades físicas e portáteis, com diversos modelos.

  • Como funciona?

Essa unidade se conecta ao seu computador através de uma porta USB. Como o disco rígido externo, você seleciona, arrasta e solta seus documentos para ele. Uma vez carregado, esses arquivos estarão em segurança até que você os remova.

  • Possuo riscos?

Pen drives podem quebrar, falhar ou ficarem corrompidos, o que os torna inúteis. Se alguma dessas fatalidades acontecer, você não poderá ter acesso aos arquivos nele colocados. É muito raro isso acontecer, mas vale lembrar que não é impossivel

3 – Armazenamento em nuvem

  • O que é armazenamento em nuvem?

Armazenamento em nuvem é um sistema no qual você move os arquivos do seu computador para um servidor em um centro de dados, isso num espaço online, ou seja, fora de um dispositivo físico. Um exemplo é o Google Drive.

  • Como funciona?

Antes de tudo se inscrever em um desses serviços de armazenamento em nuvem. Depois você faz o upload dos arquivos através de um aplicativo, ou pelo site da empresa na Internet. Você pode ver, modificar e apagar arquivos guardados na sua conta de armazenamento em nuvem a qualquer momento, a partir de qualquer computador ou dispositivo móvel e você pode também fazer o download dos seus arquivos de volta ao computador sempre que desejar.

  • Possuo riscos?

Embora seja a melhor opção, ainda há uma possibilidade de risco. Os serviços de armazenamento podem ser invadido por hackers. Outro risco que pode acontecer é se a empresa de armazenamento em nuvem sair do negócio e desligar as operações. Se a empresa fizer isso, você não poderá acessar mais as suas informações.

Conclusão

E assim, podemos concluir que o backup tem sua importância, embora haja pequenos riscos que são bem difíceis de acontecer, é sempre necessário manter a segurança dos seus arquivos e dados, portanto faça backup usando mais de um dos métodos citados acima.