Acesso ao Site:
Ir para site

Sobre

O servidor e site Planetacraft_BR, foi um projeto de Rubens Flinco que teve início no final de 2011, ainda é possível acessar o site clicando aqui . A ideia principal surgiu de uma curiosidade em explorar como tudo funcionava no universo de multijogadores do game Minecraft. O servidor inicial possuía um limite de 50 players em cada servidor, e se tornou necessário aprimorar esse limite e também, os modos de jogo. Na imagem abaixo, é possível visualizar a página inicial do site do servidor Planetacraft_BR:


Printscreen da tela inicial do site PlanetaCraft_BR.

O primeiro modo de jogo lançado no servidor, foi o dos Jogos Vorazes, fez muito sucesso. Contudo, ao longo do ano esse modo deixou de ser interessante aos players. Assim, foi criado um servidor de skyblock que durou ao todo 1 ano e meio, e foi responsável pelo crescente número de players, que pode ser observado no primeiro gráfico da imagem abaixo:


Printscreen de um gráfico que exemplifica a razão entre a média de jogadores que utilizavam o site em cada ano .

Como é possível observar no gráfico, o período de 2013 foi o que apresentou a maior média de jogadores registrados, somando mais de 400 mil jogares. Contudo, esse número continuou caindo em meados de 2015, no fim de 2016 o número já havia caído quase 4x. Assim, os lucros também começaram a cair e os gastos só aumentaram, como é possível observar no gráfico abaixo:


Printscreen de um gráfico extraído do setor de dados do site do Planetacraft_BR que mostra como os lucros eram menores do que os gastos.

O objetivo inicial do servidor, que era o de diversão, foi alcançado durante um tempo. Porém, ao longo dos anos o site passou a ser visto como um investimento; contudo, o lucro gerado pela empresa não era suficiente para suprir os gastos (como é possível observar no gráfico acima). Dessa forma, o criador (em conjunto com os colaboradores) optou por fechar o servidor. Desde então, somente continua ativa a página do facebook sobre o Planetacraft_BR, que pode ser acessada clicando aqui .

Pode-se dizer que o Planetacraft_BR foi o ponta pé inicial para a formação da empresa PlanetsWEB, que tem o mesmo fundador Rubens Flinco. Assim, os erros foram necessários para que o fundador aprendesse e amadurecesse, tudo isso conspirou a favor. Agora, a PlanetsWEB, ao contrário do servidor Planetacraft_BR, consegue gerar lucro ao fundador.

 

Por: Ana Carolina da Silva Oliveira