Atualmente a criação de um site para sua empresa é fundamental para o crescimento e continuidade do seu negócio no mercado. Para que você saiba os requisitos básicos para criar um site profissional para a sua empresa com foco em resultados de negócio, continue a leitura deste post.

Criar um site na internet para seu negócio pode tão simples quanto se cadastrar em uma rede social e selecionar algumas configurações de conta.

Um site eficiente que irá trazer mais clientes para sua empresa, requer cuidadoso planejamento, antes mesmo da primeira página ser colocada online.

Além de ter um bom apelo visual, gere boa experiência para o usuário, é necessária uma estrutura básica para o funcionamento de um site.

1. Propósito

O primeiro passo para criar um site é: ter uma visão do objetivo maior site e as necessidades do público que você busca alcançar.

É necessário ter uma clara idéia de quais produtos, serviços ou conteúdos e como serão oferecidos ao público através do site.

E, definir como construir uma lista de clientes, modos para receber pedidos e processar pagamentos.  

2. Domínio

Aparentemente esse seria um passo muito simples na hora de montar um site, mas que para muita gente, torna-se uma tarefa muito trabalhosa.

A decisão criativa, pode fazer com que alguns empreendedores fiquem simplesmente paralisados, na hora de definir um nome para o site.

Ao comprar um nome de domínio para seu site, você precisa pensar além de um nome bonito e que soe bem aos ouvidos.

O nome precisa representar bem seu negócio e ser de fácil lembrança, nem sempre será possível usar o nome exato escolhido, mas seguindo os dois pontos acima citados isso não será um problema.

Consulte aqui se o nome do domínio escolhido está disponível.

3. Design

Há algum tempo era necessário conhecimento de linguagem programação como o HTML, Java ou C+ para criar o design de seu site o que somente podia ser feito por empresas especializadas.

Graças ao rápido crescimento do setor, atualmente temos ferramentas e aplicativos com interfaces fáceis de usar, do tipo ‘copie e cole’, que possibilitam a qualquer pessoa criar um site e em poucos minutos.

A disponibilidade de modelos prontos, específicos para cada categoria de negócio é vasta e com poucas edições seu site já pode ficar pronto para ser publicado online.

4. Serviço de hospedagem

Para que seu site fique online e necessário hospedá-lo, o servidor de hospedagem ou ‘host’, nada mais é que um hardware onde os arquivos do seu site são armazenados e disponibilizados online para que qualquer visitante que procurar por ele direto em um navegador ou através de pesquisas em motores de busca como o Google, Bing e Yahoo.

Geralmente empresas que oferecem estes serviços, também disponibilizam ferramentas integradas com os aplicativos de criação, para o upload dos arquivos do site para os servidores físicos de hospedagem.

5.Conteúdo

Assim como o design, cada palavra presente no site deve receber também a devida atenção.

Ao lançar seu primeiro site, ao menos  deve ser estabelecido em termos gerais qual mensagem você quer passar, mesmo que os assuntos sejam diversos e que planeje contratar alguém para editar seus conteúdos, a mensagem básica de sua empresa deve ser clara para os visitantes do site.

Copywriters profissionais, sabem como desenvolver o posicionamento da marca e adequar os conteúdos a uma linguagem que crie conexão com o público-alvo, gerando assim identificação com a empresa e prospects mais inclinados a compra.

6. Google Analytics

Uma das mais valiosas ferramentas de que todo dono de um site precisa é totalmente gratuita. Instalar o Google Analytics é a primeira coisa que você deve fazer, assim que seu site estiver pronto para ser publicado online.

A ferramenta proporciona informações valiosas sobre qual o tipo de pessoas estão visitam o seu website, como idade, sexo, região, tempo gasto dentro do site, páginas visitadas, como acharam o site, se estão retornando ou se são novos visitantes, etc.

As informações obtidas através dessa ferramenta servem, principalmente, para direcionar seus esforços de marketing, pois mostram quais canais e táticas estão gerando os melhores resultados.

É isso!

Lançar o site de sua empresa pode ter sus desafios, mas uma vez que você sabe dos elementos de que vai precisar, fica muito mais fácil desenvolver um plano para seguir em frente com a construção da estrutura digital de sua empresa.

Assim que seu novo site estiver no ar, novos desafios virão, mas será recompensador ver o tráfego de clientes crescendo e seu site decolando.

Se você está adiando o lançamento do seu site, porque não sabe por onde começar, não se desespere, pois isso leva apenas um passo por vez.

A PlanetsWEB é especialista na criação de sites e te ajuda na construção e manutenção de toda estrutura digital da sua empresa. Desde registro de domínio e hospedagem, a concepção e desenvolvimento de websites sob demanda. Clique aqui para conhecer os planos.