Como adicionar domínio usando cPanel?

Neste artigo, você irá aprender a adicionar um domínio a um mesmo plano de hospedagem. É bem simples. Domínios podem ser adicionados livremente. E isso pode ser feito de duas formas: através de um Domínio Complementar (adicional), ou então através de um Domínio Allases. Mas o que são esses domínios? Vamos explicar.

  • Domínio Complementar: É adicionado um novo domínio com um conteúdo diferente do seu domínio principal. Desta forma, é criada uma pasta dentro de seu site (dentro de public_html), que receberá os arquivos deste novo domínio.
  • Domínio Allases: É um espelho de seu site principal, com o mesmo conteúdo. Normalmente esta opção é usada para quem tenha várias extensões de um mesmo nome de domínio, como por exemplo: meusiteexemplo.com , meusiteexemplo.net , meusiteexemplo.com.br .

Lembre-se que em ambos os casos, é necessário ter o registro de domínio para o novo nome de domínio que você deseja incluir em seu plano de hospedagem.

Como adicionar domínio complementar?

  • Primeiro, abra o cPanel e acesse sua conta com nome de usuário e a senha.
  • Segundo, procure e clique na opção “Domínios de complementos”.
  • Terceiro, preencha o nome do seu novo domínio no campo “Nome do novo domínio”. Após preencher o nome do novo domínio, o painel designará de forma automática uma pasta interna em seu site, no campo “Raiz do documento”. Você pode alterar o nome desta pasta se prefirir. Todo o conteúdo deste novo domínio será carregado através desta pasta raiz do documento. Portanto, você precisará enviar os arquivos deste novo site para dentro da pasta indicada neste campo. Ao finalizar, clique em “Adicionar domínio”.

Prontinho! Seu domínio de complementos está concluido.

Como adicionar domínio aliases?

  • Primeiro, procure e clique na opção “Aliases”.
  • Segundo, informe o nome do novo domínio no campo “Domínio”. Em seguida, clique em “Adicionar domínio”.

Prontinho! Seu domínio aliases está concluido.

Conclusão

Viu como foi fácil você aprender como adicionar domínios de complementos e domínios aliases no cPanel. Agora você já pode subir os arquivos de seu site para o recém criado subdiretório de seu novo domínio. Importante lembrar que para seu domínio de complemento funcionar ele deve estar apontado para os nameservers de sua hospedagem. Os nameservers corretos ou endereço de IP para criar um registro tipo A podem ser obtidos diretamente com seu provedor de hospedagem.

Gostou? Dúvidas? Comenta aqui em baixo 🙂