Se você tem uma empresa ou negócio é imprescindível que tenha um site, blog, ou loja virtual, afinal, no universo online estão presentes todos os tipos de públicos e certamente os seus clientes.

O WordPress foi lançado no EUA em 2003, desde então se tornou a mais popular plataforma para criação de um site profissional.WordPress é um sistema livre e aberto de gestão de conteúdo para internet, em inglês: Content Management System – CMS.

Baseado em PHP e MySQL. Atualmente mais de um terço de todos os sites da internet são feitos utilizando essa plataforma que tem opções gratuitas e pagas. Abaixo listamos algumas vantagens e desvantagens que se deve considerar o WordPress para seu site.

Principais vantagens do WordPress:

1. Interface amigável

WordPress é muito fácil de usar e tem uma interface intuitiva. Criar páginas, artigos em um blog e incluir imagens, com poucos cliques é um dos motivos de sua popularidade.

Com uma tecnologia tão simples que permite mesmo as pessoas leigas em códigos e programação criar e fazer a manutenção de seu próprio site. E, como pode ser acessado através de qualquer navegador, você precisa apenas de um computador e internet, sem a necessidade de programas específicos para isso.

2. Motores de busca amam sites WordPress

O código por trás do WordPress é muito simples, facilitando a leitura e indexação do conteúdo do site aos motores de busca e aumentando a visibilidade nas milhões de pesquisas diariamente feitas pelos usuários, permitindo que mais gente encontre sua empresa ao pesquisar no Google, Bing, Yahoo, entre outros sites de pesquisa.

3. Você tem controle total sobre seu site

Não precisa mais esperar seu web-designer para fazer simples atualizações no seu site. Com o WordPress, você tem controle sob todos os aspectos do seu site e pode fazer por você mesmo as atualizações em suas páginas.

Além de todo o visual e conteúdo do site que pode ser 100% personalizado, representando bem a cultura da empresa, destacando os produtos como uma boa vitrine deve fazer e comunicando a mensagem de sua marca, proporcionando uma experiência única ao usuário.

4. Extensão das funcionalidades do seu site com uso de plugins

Quer vender e receber pagamentos através do site, adicionar uma galeria de vídeo, botões de compartilhamento nas redes e muito mais? WordPress torna isso possível com infinidade de plugins com as mais diversas funcionalidades, gratuitos e pagos feitos especificamente para uso nos sites da plataforma.

Contudo, apesar de ótima, a plataforma ainda possui certas desvantagens:

1. Segurança

A popularidade da plataforma é grande, o que atrai também hackers e spammers. Como são muitas as pessoas que utilizam WordPress, também são muitas as ferramentas criadas para atacar especificamente este tipo de sistema de sites.

E um agravante desse problema, é a falta de noção de segurança dos usuários novos da plataforma, que por vezes têm senhas fracas, não tem uma frequência de atualização do site e não possuem conhecimento pleno acerca da segurança virtual.

2. Atualizações

Este é um ponto importantes e ignorado por muitos. As atualizações do WordPress são constantes, principalmente quando o site possui muitos plug-ins. Essas atualizações não somente fazem melhorias no sistema como um todo, mas também agem em prol da segurança do site.

Portanto, um usuário que cria o site e o abandona por mais de dias, e esquece de verificar atualizações com regularidade, está deixando o portal à mercê de hackers e malwares que estão sempre evoluindo.

Então, não basta lançar o site e colocar todos os plugins e temas fantásticos, mas também é necessário atualizar sempre quando houver novas versões de todos os componentes do site, para que assim a segurança dele não seja comprometida.

3. Temas e plugins caros

Outra desvantagem é o preço de alguns temas e plugins, o tops de linha podem não ser gratuitos, e esses pagos são cobrados em dólares, custo a pagar se quiser algo mais sofisticado em seu site.

Então, você pode começar usando recursos grátis e de fácil acesso, mas depois de um tempo, se quiser aumentar o nível do seu site e precisar de elementos de alto nível, será preciso investir.

Conclusão

Como qualquer outra plataforma o WordPress possui pontos positivos e negativos, que devem ser levados em consideração na hora de escolher a plataforma a ser usada na construção de seu site.

Se você acha complicado criar um site por conta própria e precisa de um para crescer seu negócio na internet, considere empresas especializadas em tecnologia que cuidarão de toda essa parte técnica para você.

A Planets Web é especialista na criação de sites (loja virtual, blog ou institucional). Veja os planos disponíveis clicando aqui.