Já ouviu falar de cPanel? Vamos entender o que é

O cPanel é um software de gestão de Hospedagem web, com interface web na porta TCP 2082, ou na porta TCP 2083 quando em modo seguro,utilizado na internet. cPanel é um sistema baseado no Linux que fornece uma interface gráfica e ferramentas de automação, projetadas para simplificar o processo de Hospedagem de um site da web. cPanel utiliza uma estrutura de 3 camadas que fornece recursos para administradores, revendedores e usuários finais, proprietários do Web site para controlar vários aspectos de administração de site e servidor através de um navegador da web padrão. cPanel também tem linha de comando e acesso baseado em API que permite que fornecedores de software de terceiros, organizações de hospedagem web e desenvolvedores automatizar os processos de administração de sistema padrão. Uma vez instalado, o cPanel não pode ser facilmente removido. FAQ do cPanel afirma que a melhor maneira de desinstalar o cPanel é reformatando o servidor. no entanto, desinstalar guias estão disponíveis online para os administradores de servidor perito que não pretendo reformatar seu servidor. Da mesma forma, só deve ser instalado em um sistema operacional recém-instalado com configuração prévia mínima.

E por que usar cPanel?

O cPanel é o mediador entre usuário e servidor: ele agiliza processos e facilita a vida do profissional de TI. O usuário pode controlar, por ele, boa parte da operação online de uma empresa, tanto em seus serviços de comunicação como em suas páginas e sistemas web. Esse controle vem principalmente por meio de funções para a gestão de domínios e subdomínios, da administração de contas de e-mail corporativo e da configuração de outros aplicativos como o WordPress. Além disso, ainda é possível personalizar opções de segurança, como parâmetros SSL do site . Em outras palavras, o cPanel é uma solução que dá ao gestor de TI um controle completo sobre todos os serviços online do negócio.

cPanel e suas vantagens

  • Facilidade de uso: qualquer usuário, mesmo sem conhecimento técnico ou experiência, é capaz de usar o cPanel.
  • Suporte amplo: é fácil encontrar suporte, tutoriais e ajuda para resolver qualquer dúvida ou problema relacionado ao cPanel.
  • Aceitação no mercado: ao aprender a mexer no cPanel, você se alinha com os principais profissionais de web do Brasil e do mundo.

cPanel e suas funcionalidades

  • Proteção de diretórios com senha: quer publicar uma informação sigilosa ou restringir o acesso a determinado conteúdo? Com o cPanel isso pode ser feito facilmente. Diretamente no painel de gestão de domínios, é possível configurar uma área privada protegida por senha.
  • Bloqueio de acesso a partir de determinada faixa de IP: o bloqueio de acesso a partir de faixas de IP é uma estratégia que pode ser utilizada por empresas para vários fins. Esse recurso pode, por exemplo, facilitar a restrição de conteúdos para determinadas áreas, especialmente durante a exibição de mídias protegidas por direitos autorais e licenciamento com limitações geográficas. Além disso, a empresa pode eliminar o acesso aos seus endereços por meio de serviços de VPN, tornando mais transparentes os seus dados de acesso. O uso desse recurso também pode eliminar ou reduzir o impacto causado por ataques. A empresa pode bloquear o acesso de IPs utilizados para envio de grande número de requests, por exemplo.


  • Ferramentas para a administração de banco de dados: atualmente, bancos de dados baseados no MySQL e no phpMyAdmin fazem parte do código-fonte de vários serviços e páginas web. Diante da necessidade de manter um grande número de informações disponíveis para usuários, empresas investem nesse tipo de ferramenta para tornar o acesso a informações mais ágil e seguro. Com o cPanel, a companhia contará com uma ferramenta completa para gerenciar as suas informações mais importantes. Com a compatibilidade nativa com MySQL e phpMyAdmin, você poderá definir regras, modificar políticas e otimizar recursos rápido e precisamente.
  • Recursos para gestão completa de e-mails: o cPanel oferece diversos recursos muito interessantes para a gestão de e-mails, que podem te ajudar em diversos aspectos. Além daqueles já esperados, como criação e gerenciamento de contas, você também pode contar com listas de endereçamento, que permitem que você envie comunicados para diversos usuários a partir de um único e-mail; ferramenta de webmail, que permite que as mensagens de e-mail sejam lidas diretamente no navegador; e encaminhadores de e-mail, que permitem encaminhar os e-mails recebidos de uma conta para outra. Além disso, você também pode contar com a ferramenta anti-spam Apache SpamAssassin. Com isso, você consegue fazer a gestão dos seus e-mails a partir de um único ponto e uma única ferramenta.

Gostou? Comenta aqui embaixo alguma dúvida ou algum comentário 🙂