Deseja acelerar o seu site WordPress? As páginas com carregamento rápido melhoram a experiência do usuário, aumentam o número de visualizações de página e ajudam no seu SEO.

Neste artigo, vamos falar sobre otimização de velocidade do WordPress extremamente importantes para melhorar a velocidade do site, e consequentemente, sua classificação perante o Google.

Por que a velocidade é tão importante?

Estudos mostram que o alcance médio da atenção humana é de aproximadamente 7 segundos. Mas o que isso significa para você, proprietário de um site? Que um site lento, fará com que muitos potenciais clientes abandonem seu site antes mesmo dele carregar.

De acordo com um estudo que envolveu a Amazon, o Google e outros sites maiores, um atraso de 1 segundo no tempo de carregamento da página pode levar a uma perda de 7% nas conversões, 11% menos visualizações de página e 16% de redução na satisfação do cliente.

Como analisar a velocidade do seu site WordPress?

Antes de mais nada, recomendo que você analise a velocidade do seu site, existem diversas opções de sites de análise de velocidade na internet, podemos citar aqui, o Page Speed Insights, uma ferramenta gratuita do Google.

O Page Speed Insights faz análises da velocidade de carregamento e performance do seu site, tanto mobile quanto no desktop.

Nessa ferramenta você não apenas faz a mensuração da velocidade do site, como também recebe diagnósticos e dicas de possíveis pontos de melhora.

É como se uma auditoria fosse feita, apontando soluções estruturais e de programação para aumentar a velocidade do site.

Mas qual seria uma boa velocidade? Um bom tempo de carregamento da página é menor que 2 segundos. No entanto, quanto mais rápido, melhor.

Alguns milissegundos a menos, aqui e ali, somam-se reduzindo em meio, um segundo ou até mais o tempo de carregamento da página. O que influencia direto no desempenho, e, caso utilize de anúncios pagos, refletirá também no custo de conversão.

O relatório de teste de velocidade terá várias recomendações para melhoria. Entender o que retarda o seu site é fundamental para melhorar o desempenho e tomar decisões mais inteligentes a longo prazo.

As principais causas de um site lento são:

  • Web Hosting – Quando seu servidor de hospedagem na web não está configurado corretamente, pode prejudicar a velocidade do seu site.
  • Configuração do WordPress – Se o seu site WordPress não estiver com páginas em cache ou em uma CDN, ele irá sobrecarregar seu servidor, fazendo com que seu site seja lento ou falhe completamente.
  • Tamanho da página – Principalmente imagens que não são otimizadas para a web.
  • Plugins ruins – Se você estiver usando um plugin mal codificado, pode diminuir significativamente a velocidade o seu site.
  • Scripts externos – Os scripts externos, como anúncios, carregadores de fontes, etc., também podem ter um enorme impacto no desempenho do seu site WordPress.

Agora vamos ver como acelerá-lo: 

1 – Otimização das imagens usadas no site WordPress

A otimização de imagens deixa o seu site mais leve, evite carregar imagens de arquivos grandes que aumentam o tempo de carregamento da página.

De preferência ao formato JPEG de até 6Mb, esse é um formato leve, mas ainda sim, de alta qualidade.

2 – Atualização de plugins e WordPress

Plugins desatualizados são prejudiciais, isso porque através das atualizações é que são feitas melhorias na segurança e desempenho.

Sempre que for fazer atualizações, principalmente envolvendo o WordPress, faça um backup do seu site antes, isso evita que possíveis problemas nessa atualização, façam com que você perca todo o site.

3 – Escolha um bom servidor

A qualidade do servidor que hospeda o site tem influência direta no desempenho e otimização do WordPress.

Dos diversos tipos de servidores, temos entre os mais populares: a hospedagem compartilhada, o servidor VPS, servidor dedicado e o servidor cloud ou na nuvem.

Então se seu site tem um alto volume de tráfego, de preferência a servidores de alta qualidade, como o cloud ou o dedicado.

4 – Configure o cache do site

Outro ponto importante para otimizar a performance do seu site WordPress é habilitar a memória de cache para o servidor do usuário. Dessa forma o conteúdo do site irá carregar mais rapidamente para o usuário que está retornando.

Essa configuração, faz com que parte do seu site fique salvo no navegador do usuário, sem que este precise carregar todas as informações, como na primeira vez em que visitou o site.

5 – Escolha um layout leve

Alguns temas prontos para sites em WordPress, são extremamente pesados por possuírem diversos recursos complexos, alguns inclusive já vem com mídias (fotos, vídeos, etc), e isso também pode fazer com que seu site perca performance.

6 – Plugins para otimizar seu site WordPress

Plugins são ferramentas extraordinárias de se trabalhar, eles são elaborados por toda uma comunidade de programadores do WordPress. Listamos alguns plugins básicos que vão aumentar a velocidade do seu site.

WP Fastest Cache – Um dos melhores plugins para trabalhar a configuração do cache, para o rápido carregamento do site aos visitantes que retornam. O WP Fastest Cache é um plugin simples de se usar e que gera bons resultados na performance do site.

Smush – Esse plugin auxilia na questão da compactação e otimização das imagens do seu site. Faz a compressão e diminuição dos arquivos de imagem, sem que para isso a qualidade da imagem seja prejudicada.

WP Health – Este plugin faz análises de otimização. Você instala no seu site e a partir disso ele identifica problemas que o site pode estar apresentando, seja em relação ao SEO, segurança ou tempo de carregamento.

Lazy Load – Esse plugin faz com que o conteúdo, que não está visível ao usuário, não seja carregado. Ele muda a ordem de carregamento do site, priorizando o conteúdo que está visível ao usuário.

Yoast SEO – Ele é responsável pela análise das páginas do site em questão de ranking e indexação nos motores de busca e oferece soluções que irão auxiliar a melhorar a classificação do site no Google.

7 – SEO on page

Quando falamos sobre SEO on page, estamos falando sobre estratégias de otimização do SEO dentro do site da sua empresa. Entre as principais estratégias de SEO on page estão:

  • Link building (links internos)
  • Trabalho das heading tags
  • Atributo alt de imagens
  • Criação de conteúdo de qualidade e frequente no blog
  • Usabilidade e experiência do usuário no site

Conclusão

Como visto, se um site é lento, existem inúmeros prejuízos que ocorrem por conta disso, mas por outro lado o que não falta são ferramentas e profissionais para profissionalizar seu site cada vez mais e fazer ele decolar.

Faça o teste da velocidade em seu site hoje mesmo, e certifique-se de que está tudo funcionando corretamente.

Imagem de mohamed Hassan por Pixabay